sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO



Fortaleza comemora Dia do Livro com atividades no Passeio Público

Na ocasião, será lançado o Programa Ler é Ter Direitos, política da Prefeitura para o livro e a leitura.
No mês em que festeja seu aniversário, Fortaleza comemora também com uma programação especial o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, celebrado em 23 de abril. As atividades serão realizadas no Passeio Público, patrimônio histórico e cultural da Cidade, tombado e mantido pelo Município. A programação começa às 8h30 e vai até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, lançamento de concurso literário, espetáculo teatral, sarau poético e show musical.

Antes da programação no Passeio Público, a partir de 6h30, em vários locais da cidade, será realizada uma performance de leitura para chamar a atenção das pessoas para o Dia do Livro e a importância da leitura. Trinta poltronas e pufs serão espalhados em grandes avenidas de Fortaleza e, em cada uma delas, um ator estará fazendo a performance, despertando o interesse pela leitura das pessoas que transitam pelas ruas de carro, moto, bicicleta, ônibus ou a pé.

“O ator vai encenar as emoções que a leitura passa para ele à medida em que ele lê o livro. A ideia é que a pessoa que veja a performance construa um pensamento sobre a leitura e sobre o ato de ler como uma atividade instigante e prazerosa”, antecipa o coordenador de políticas de literatura, livro e leitura da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Urik Paiva.

O objetivo de toda a programação do Dia do Livro é levar à população a mensagem de que ler é uma atividade que conduz à imaginação e ao pensamento crítico, além de trazer informação e crescimento social e reafirmar valores de memória e identidade cultural.

Esse, aliás, é um dos princípios da política para a literatura, o livro e a leitura da Prefeitura Municipal de Fortaleza que será oficialmente lançada durante a programação do dia 23. Com o nome de Programa Ler é Ter Direitos, a iniciativa representa uma pactuação entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), e diversos parceiros nas áreas pública e privada, buscando mostrar à população que Fortaleza pode se tornar uma cidade de leitores.

Soma-se a isso o lançamento da primeira edição da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, criada e organizada pela Editora Casa do Conto e que recebe o apoio de diversas empresas e instituições. A Feira do Livro Infantil de Fortaleza é um evento de cunho cultural com o objetivo de promover a literatura infanto-juvenil, com a participação de editoras de todo país ou seus representantes. Será realizada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, no período de 15 a 18 de setembro de 2010. Haverá sessões de autógrafos, palestras e debates com autores e ilustradores, saraus literários e contação de histórias para crianças e toda a família.

O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare (1564-1616), dramaturgo inglês e autor de obras como Hamlet e Rei Lear; e de Miguel de Cervantes (1547-1616), conhecido pelo romance Dom Quixote.

Programação - Dia 23

Performance de Leitura
6h30 às 8h – Atores encenam leitura em 30 pontos da Cidade
Locais: Av. Desembargador Moreira (Praça Portugal), Av. Antônio Sales (próximo à Praça da Imprensa), Av. da Universidade (próximo à Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira), Av. Treze de Maio, Av. Abolição, Av. Pontes Vieira.

Passeio Público
8h30 - Contação de Histórias, com Júlia Barros: Contos da Rua Brocá
9h - Oficina de Criação Literária, com o escritor Kelsen Bravos
9h - Oficina de Desenho, com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
9h - Oficina de Fanzine, com Jéssica Gabrielle
9h - Intervenções de Arte Urbana, com o grupo Liquidificador sem Tampa pelo Passeio Público; e distribuição de fanzines
10h - Lançamento do Concurso Literário Peter Rohl, da Câmara Cearense do Livro
14h - Oficina de Criação Literária, com Kelsen Bravos
14h - Oficina de Desenho, com Rafael Limaverde
14h - Oficina de Fanzine, com Jéssica Gabrielle
14h - Oficina Construindo Painéis Literários, com Sílvia Montenegro
14h - Intervenções de Arte Urbana, com o grupo Liquidificador sem tampa, pelo Passeio Público; e distribuição de fanzines
15h - Peça Teatral Cia. Prisma de Artes − Direção Raimundo Moreira
16h - Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza e do Programa Ler é Ter Direitos
16h30 - Sarau poético com Grupo Remix
18h - Show de Paula Tesser e Valdo Aderaldo

:: SERVIÇO
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
– Dia 23, a partir das 8h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro, ao lado da Santa Casa de Misericórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário