quinta-feira, 16 de setembro de 2010

I FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE FORTALEZA



Páginas mágicas de onde saem monstros, guerreiros, fadas e príncipes. Bichos que falam têm superpoderes e salvam o mundo das bruxas e dos seres malévolos. Nos livros infantis, cabem diversos mundos encantados e fantasiosos, mas também muito aprendizado em diversas áreas do conhecimento e dos sentimentos, tanto para crianças quanto para os adultos. Pensando na importância secular da literatura infantil, a Casa da Prosa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), realiza a I Feira do Livro Infantil de Fortaleza. O evento acontece de 15 a 18 de setembro, na Praça do Ferreira.

A Feira do Livro Infantil de Fortaleza é um evento literário que visa promover a literatura infanto-juvenil, o livro e a leitura. O objetivo do evento é provocar na população a certeza de que ler é uma atividade que conduz à imaginação e ao pensamento crítico, além de promover o desenvolvimento pessoal e social, reafirmando princípios e valores éticos, bem como valorizando a memória e a história dos povos. A Feira também busca fortalecer o mercado editorial, em especial as pequenas editoras do Nordeste brasileiro.

Esses são princípios da política para a literatura, o livro e a leitura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, intitulada Ler é Ter Direitos. A política é uma pactuação entre a Prefeitura, através da Secultfor e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), e diversos parceiros na área pública e privada que pretende mostrar à população que Fortaleza pode se tornar uma cidade de leitores.

A programação da I Feira do Livro Infantil inclui oficinas, shows, contação de histórias, palestras e debates com autores e ilustradores. O show de abertura será com a cantora de músicas infantis e contadora de histórias Bia Bedran, com a participação do Instituto Conta Brasil, entre os quais estão Benita Prieto e Zé Bocca.

O evento contará ainda com a presença dos escritores Ana Miranda, Ricardo Azevedo, Fabiana Guimarães, Mara Monteiro, Tércia Montenegro, Rosana Mont’Alverne, entre outros. A Feira está de páginas abertas, venha fazer parte dessa história.

A I Feira do Livro Infantil de Fortaleza também tem o apoio de diversas empresas e instituições, entre eles a Endesa Fortaleza, a Coelce, o Centro Cultural Banco do Nordeste − CCBNB, o Ministério da Cultura (MinC), o Diário do Nordeste, o Conta Brasil e a Câmara Cearense do Livro-CCL, a Revista Vida e Educação, a UNDIME-CE e a Academia Cearense de Letras.


Confira aqui a programação completa da I Feira do Livro Infantil de Fortaleza.

:: SERVIÇO
I Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Data: 15 a 18 de setembro
Horário: 8h às 20h30
Local: Praça do Ferreira
Informações: (85) 3252 3343 e www.flivrofortaleza.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário