quarta-feira, 9 de junho de 2010

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - 100 ANOS



No começo do século XX, o Theatro José de Alencar foi desejado como um atestado de civilização e modernidade para Fortaleza. Um grande teatro que colocasse a cidade na rota de solistas e companhias internacionais de ópera que chegavam a América do Sul, com suas óperas e concertos. Cem anos após, a ocupação da casa se dá de forma inversa: o TJA centenário em 2010 é o espaço de encontro entre a produção artística do Ceará e circuitos de produção da cena internacional. Ao longo do mês de junho, 117 grupos e solistas “pratas da casa” se abrigam no primeiro centenário Theatro e no seu entorno.
117 é um número significativo a contar que há 100 anos no dia 17 de junho de 1910 nascia em Fortaleza um dos seus principais palcos. Os solistas e coletivos artísticos do Ceará (música, artes visuais, teatro, dança) vão entrar em cena diariamente às 18h na calçada. A ocupação marca território e amplia as atividades do Theatro para a Praça José de Alencar. O TJA também funcionará no mês do seu aniversário de segunda a domingo, com visitas guiadas de hora em hora gratuita.
Ao longo desta trajetória, o TJA se consolida como palco de usos e ocupações das mais distintas: uma escola livre de artes cênicas, um ponto de encontro da cidade, um jardim público, um lugar de conferências, convenções de partido político, moradia, cenário de casamento, quermesse e bailes de carnaval. Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, é considerado um dos mais belos teatros monumentos do País com sua estrutura de ferro trazida da Escócia, sala de espetáculo para 800 pessoas e jardim público projetado por Burle Marx. No Ceará, foi nomeado para homenagear o grande romancista do Ceará.
No dia 17 de junho, dia do aniversário, a ocupação começa às 8h da manhã, com um grande festejo popular na Praça José de Alencar. Serão 60 coletivos na Praça, que se misturam aos visitantes e transeuntes nos festejos que comemoram a passagem do primeiro centenário. Bandas de música, circo, bois, quadrilhas juninas, atores, grupos de teatro, todos reunidos e recebendo o público com esquetes, performances e apresentações. A temática da programação na Praça será as festas e folguedos populares juninos, quando a programação intensa se ocupa dos espaços cênicos.
A programação completa está no site da secult:
www.secult.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário