quinta-feira, 22 de julho de 2010

SHOW ÁGUA DE QUARTINHA E RENEGADOS



Celebrar laços de amizade e fortalecer o cenário da música autoral em Fortaleza. Com esses objetivos as bandas cearenses Água de Quartinha e Renegados, duas das mais antigas e atuantes na cidade, dividem o palco hoje pela primeira vez. O show acontece no The Pub, no entorno do Centro Dragão do Mar. O repertório inclui prioritariamente canções próprias.

A realização é da Candeeiro Cultural Eventos & Produções. Segundo o produtor Tiago Ribeiro, a amizade entre os membros da banda e a afinidade de propostas contribuiu para o surgimento da ideia. "Além de todos se conhecerem, os dois grupos têm um trabalho autoral forte e uma postura de independência na produção. Então a aproximação foi natural", ressalta.

A Água de Quartinha atua desde 2004, sob a proposta de unir elementos elétricos e tradicionais do rock (guitarra, baixo, bateria) ao estilo que se convencionou chamar música popular regional, fundamentado na percussão e no som dos pífanos. Foi fundada pelo vocalista e flautista Zé Rodrigues.

A Renegados, por sua vez, é uma das bandas mais conhecidas de Fortaleza, com nada menos que 17 anos de estrada. Tem influência direta das épocas áureas do rock (anos 50, 60 e 70) e da música brasileira com raízes nordestinas. As referências comuns são outro fator que aproxima os dois grupos.

"Aqui músicos não costumam ir em shows de outros músicos. Isso é ruim, porque até temos uma boa cena, mas o pessoal é desunido. As bandas não se prestigiam, mas todas querem público. Então a ideia desse encontro é tentar quebrar essa coisa, dar um passo para fortalecer a música independente no Ceará e conquistar mais público, especialmente em Fortaleza, que é a terra do cover", brinca Ribeiro.

Apesar da crítica, o produtor admite que nem sempre é possível abrir mão de tocar músicas conhecidas. A opinião é compartilhada por Ricardo Pinheiro, baterista que toca nas duas bandas. "A receita é essa, sempre encaixar alguns covers com trabalho autoral. Embora a situação esteja mudando - por exemplo, há shows em que a Renegados toca apenas músicas próprias, porque existe público pra isso -, muitas pessoas ainda estão acostumadas ao cover", desabafa Pinheiro.

Assim, no show de hoje a Água de Quartinha toca primeiro, intercalando sucessos do Chico Science & Nação Zumbi com músicas do CD próprio, chamado "Desconserto", além de faixas do próximo disco, previsto pelo grupo para lançamento no ano que vem.

Depois entra a Renegados, com músicas autorais e outras de Raul Seixas. Haverá ainda um momento de interação entre as duas bandas. "Apesar de ser mais voltada para o rock e o blues, a Renegados também tem influência forte da linguagem nordestina. Nosso avô - meu e do meu irmão Marcelo, guitarrista da banda - era repentista e violeiro. Então carregamos elementos desse universo, como a literatura de cordel", destaca Pinheiro.

MAIS INFORMAÇÕES:
Show renegados e Água de Quartinha
Hoje, a partir das 21h no The Pub (Rua Dragão do Mar, 198, Praia de Iracema). R$ 10. Fone: 3219-7740

Nenhum comentário:

Postar um comentário